segunda-feira, 4 de agosto de 2014

INICIA-SE O CUMPRIMENTO DA PROFECIA DE EZEQUIEL NO MAR MORTO - BOLAINES DO MAR MORTO


A palavra profética é sempre extraordinária e fascinante, mas quando a profecia salta da Bíblia fazendo nossos olhos mortais contemplarem a beleza de seu cumprimento, aí então é indescritível.

O Mar Morto é um lago de águas salgadas com uma superfície de aproximadamente oitenta quilômetros e comprimento máximo de dezoito quilômetros, que é alimentado pelas águas doces do Rio Jordão e banha a Jordânia e Israel. A densidade de sal nas águas do Mar Morto é tão grande que nem mesmo a mais resistente bactéria consegue sobreviver nele.

Se algum peixe desavisado, eventualmente transportado pela correnteza do Jordão, cair no Mar Morto, morre imediatamente. Por causa da absoluta ausência de vida em suas águas é que aquele imenso lago de água salgada é chamado de Mar Morto. Só tem um probleminha: o Mar Morto está morrendo. A cada ano suas águas encolhem um metro e nos últimos cinquenta anos, o Mar Morto perdeu um terço de suas águas, porém um grande mistério para a ciência começou a acontecer juntinho do Mar Morto.

De forma inexplicável uns buracos misteriosos começaram a surgir nas margens do Mar Morto. Tais buracos têm cerca de trinta metros de diâmetro e sete de profundidade e deles brota água doce, potável, saudável. Apesar do alto grau de salinidade das margens secas do Mar Morto, estes buracos, chamados de bolaines, passaram a transbordar água doce.

Os buracos (chamados de bolaines) estão se multiplicando rapidamente, são centenas e a ciência não tem explicação para isso. Ninguém sabe de onde estão vindo as águas doces, ninguém sabe a razão de surgirem tantos buracos em toda a extensão do Mar Morto e muito menos porque transbordam águas doces de seu interior. Os cientistas não sabem, mas a Palavra de Deus explica.

A profecia a respeito do Mar Morto está no Livro de Ezequiel. Pode parecer um pouco complicada à primeira leitura, mas vamos por partes, de sorte que todos nós possamos entender direitinho o que está acontecendo em Israel, mais precisamente no Mar Morto.

O profeta Ezequiel teve uma visão e nela um homem encaminhava o profeta para ver uma cena absolutamente inusitada, veja: “E ele me fez sair pelo caminho da porta do norte, e me fez dar uma volta pelo caminho de fora, até à porta exterior, pelo caminho que dá para o oriente e eis que corriam as águas do lado direito." (Ezequiel 47:2). O homem da visão de Ezequiel o fez sair pela porta do lado norte do Templo até a porta de fora e o profeta viu que corriam águas do lado direito.

O homem tinha um cordel de medir na mão e mediu mil côvados (aproximadamente quinhentos metros) e as águas davam nos tornozelos de Ezequiel. O homem tornou a medir mil côvados e as águas agora davam nos joelhos do profeta, e depois de mais mil côvados as águas davam na cintura de Ezequiel, até que o homem mediu mais mil côvados e agora as águas formavam um rio, que não podia ser atravessado, porque suas águas eram profundas e só se podia passar a nado.

Depois disso o homem da visão de Ezequiel o levou para a margem do rio e havia nela grande abundância de árvores de um e de outro lado e ele explicou ao profeta que tais águas descem ao deserto e entram no mar e quando elas chegarem ao mar, suas águas salgadas se tornarão saudáveis e haverá muitíssimos peixes e muita vida, onde antes havia morte.

O homem da visão de Ezequiel estava falando do Mar Morto e dos bolaines que estão surgindo em sua volta, nas margens do mar que recuou. Como você sabe que se trata do Mar Morto? Isso não é coisa de evangélico? Que nada, isso é profecia se cumprindo. A localização do Mar Morto corresponde exatamente ao lugar relatado na visão, que ainda compara os peixes que viverão em suas águas, aos peixes do “mar grande”, que é como era chamado o Mar Mediterrâneo, veja: “Será também que os pescadores estarão em pé junto dele; desde En-Gedi até En-Eglaim haverá lugar para estender as redes; o seu peixe, segundo a sua espécie, será como o peixe do mar grande, em multidão excessiva.” (Ezequiel 47:10).

O mais importante nessa profecia é que ela explica o que a ciência não consegue explicar: a origem das águas dos bolaines, veja: “E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem acabará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de comida e a sua folha de remédio." (Ezequiel 47:12). As águas doces dos bolaines saem do Santuário de Deus, por isso não há explicação humana para sua origem.

O que nos ensina a profecia de Ezequiel é que o Mar Morto não está morrendo, está se transformando. Ele vai deixar de ter o alto teor de sal para se tornar saudável. Em suas águas surgirão muitas espécies de peixes e em suas margens jardins e pomares.

Quando Ezequiel escreveu a visão, ele não tinha ideia do que aconteceria no fim dos tempos, ele não sabia que surgiriam fontes de águas doces nas margens recuadas do Mar Morto e muito menos que a evolução das águas criariam um grande e caudaloso rio que transformaria o mar da morte em mar cheio de vida.

O que a profecia de Ezequiel tem a ver com o fim dos tempos? Deus prepara a cena com antecedência, Ele não é mágico é Deus e cumprirá cada uma das profecias. Em Apocalipse aprendemos a respeito da segunda vinda de Jesus a terra. A primeira foi como homem, para consumar a Obra de Salvação, mas Sua segunda vinda será como o Rei da Glória.

Primeiro Jesus aparecerá nas nuvens para buscar a Sua Igreja e somente os salvos o verão, é o arrebatamento da Igreja. Depois de três anos e meio, Ele voltará à terra com Sua Igreja e pisará primeiro no Monte das Oliveiras. A partir da segunda vinda de Jesus, Ele estabelecerá o Seu Reino na terra, que durará mil anos. Durante esse período a terra passará por muitas modificações e haverá comida abundante e é bem aí que a profecia do Mar Morto entra.

Das margens restauradas do Mar Morto surgirá alimento para as nações, frutas de todas as espécies e a profecia acrescenta que as folhas de tais árvores servirão de remédio e de suas águas saudáveis, muitíssimos peixes. Deus prepara a cena e nos mostra o cumprimento da profecia, para todos se preparem, para que ninguém seja surpreendido.

As águas dos bolaines ainda não se transformaram em rio e ainda não começaram a desaguar no Mar Morto, mas é só uma questão do tempo de Deus. O fato é que a ciência não explica a origem das águas doces e nem sua profundidade e muito menos o objetivo de tantas fontes onde antes havia apenas as margens recuadas do mar que para muitos está morrendo.


É tempo de salvação. Não perca seu precioso tempo em coisas que não valem a pena. O importante é o seu espírito, porque ele é eterno e irá para algum lugar depois da sua morte física. Só existem dois destinos eternos: céu ou inferno. A decisão é tomada em vida, na carne, porque depois da morte nada mais poderá ser modificado. Está escrito: “Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará." (Eclesiastes 11:3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário