quarta-feira, 30 de abril de 2014

Saiba como cancelar mensagens publicitárias de operadoras no celular

Consumidores brasileiros que não desejam receber publicidade de suas operadoras por mensagens de texto (SMS) podem solicitar o cancelamento do envio mesmo após o fim da campanha promovida pelas empresas de telefonia móvel até o dia 20 de outubro, informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Por determinação da agência, a partir do dia 20 de julho, as operadoras começaram a enviar mensagens de texto a seus usuários informando sobre a opção de cancelamento de mensagens de publicidade. A medida, segundo a Anatel, não se aplica a mensagens informativas, incluindo dados de crédito de celular e pagamento de fatura, ou a mensagens publicitárias de terceiros.

Caso não queira mais receber mensagens publicitárias de sua operadora, o consumidor deve responder o SMS enviado pela empresa para um determinado número atribuído à prestadora incluindo a palavra “SAIR” na mensagem. O cancelamento deve ser efetuado em até 24 horas, informa a agência.

Mesmo que não receba a mensagem, o usuário pode cancelar mensagens de publicidade enviando um torpedo para o número indicado de sua operadora com a palavra ‘SAIR’. Veja abaixo os números de cada empresa:

Claro: 888
Oi: 55555
TIM: 4112
Vivo: 457

De acordo com a determinação da Anatel, divulgada em 26 de junho, as operadoras devem destinar um espaço visível em seus sites com informações a respeito da medida de correção da base de usuários que receberam publicidade sem solicitação prévia (opt-in). Os contratos das prestadoras devem ter uma cláusula permitindo que o usuário assinale se deseja ou não receber mensagens publicitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário