segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Fiéis da Assembleia de Deus copiam a Bíblia inteira à mão, resultando em um volume com quase 3 metros


Em comemoração aos 50 anos de sua igreja, fiéis da Assembleia de Deus em Altônia (PR) aceitaram um desafio proposto por seu pastor e copiaram a Bíblia completamente, à mão. Para concluir essa empreitada, 132 fiéis da igreja se dedicaram durante um ano ao projeto, que resultou mais de 3.000 páginas que, alinhadas em volumes, somam cerca de 3 metros de comprimento.
De acordo com o pastor Vicente Mariano, responsável pelo projeto, o desafio de reescrever os 66 livros das escrituras sagradas do cristianismo teve como um de seus principais motivadores o incentivo da leitura bíblica entre os fiéis.
- É muito difícil fazer com que as pessoas leiam a bíblia de uma ponta à outra, por isso o projeto também serviu para aproximar as pessoas da palavra sagrada e fazer com que elas se apaixonassem por aquilo que estavam escrevendo – explicou o pastor, segundo o G1.
O incentivo criado pelo pastor deu certo e famílias inteiras se mobilizaram para ler e reescrever a Bíblia. O projeto acabou se tornando parte da rotina de algumas famílias na igreja e um projeto familiar para muitos.
- A gente não tem estudo, mas foi muito gratificante participar porque a minha esposa e filhos também colaboraram – afirma o pintor Odair José Moreira, que junto com sua família participou do projeto.
- Saber que Deus um dia uniu e deu a missão para cada homem escrever essas palavras, e agora sou eu que vou passar os ensinamentos para outras gerações, é um orgulho – afirmou a estudante Amanda Rithiely, de 16 anos, a mais jovem fiel a participar do projeto.
De acordo com o pastor Mariano, nenhuma restrição foi feita aos fiéis para a transcrição, e a única revisão feita pelos responsáveis por organizar os textos reescritos pelos fiéis foi se o número de capítulos e versículos estava correto.
- A única revisão que fizemos foi a de conferir se os números de capítulos e versículos estavam certos. Não era a nossa intenção interferir no trabalho de quem, voluntariamente, colaborou com o projeto – explicou o pastor.
Depois de concluído, o manuscrito feito pelos fiéis da Assembleia de Deus em Altônia foi colocado em exposição na igreja, que fica localizada na rua XII De Dezembro, 835, no centro da cidade. Depois, os volumes serão enviados para a biblioteca da Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL), em Curitiba, capital do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário